Zika vírus – causas e sintomas da doença
Casos de doenças causadas pelo Zika vírus têm sido documentados e propagados em diversas partes do mundo. Recentemente, testemunhamos surtos da transmissão do vírus no Brasil.
O Zika vírus é transmitido principalmente através da picada de um mosquito infectado do tipo Aedes, que pode ser encontrado em todo o mundo. O vírus foi identificado pela primeira vez no Vale do Zika, na África, em 1947. Porém, os surtos já foram relatados no sudeste e sul da Ásia, nas Ilhas do Pacífico e no continente americano.
Quando um mosquito pica uma pessoa anteriormente infectada, esse vírus entra no mosquito. Quando o inseto, posteriormente, picar outra pessoa, o vírus entrará em sua corrente sanguínea. Já foram relatados também alguns casos de propagação do Zika vírus por meio do contato sexual e de transfusão de sangue.
Fatores de risco
Alguns fatores que podem apresentar um risco maior de desenvolver a doença do vírus da Zika incluem:
– Viver ou viajar para áreas onde já houve surtos. Permanecer em áreas tropicais e subtropicais aumenta consideravelmente o risco de exposição ao vírus, especialmente em áreas mais problemáticas, como as Ilhas do Pacífico, vários países do continente americano e ilhas próximas à África Ocidental. Como o mosquito que transmite o Zika vírus pode ser encontrado em todo o mundo, é provável que os surtos continuem a se espalhar para novas regiões.
– Ter relações sexuais desprotegidas. Alguns casos isolados da transmissão do Zika vírus através de relações sexuais têm sido relatados. O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doencas) aconselha a abstinência da atividade sexual durante a gravidez ou o uso do preservativo durante qualquer contato sexual, especialmente se o homem tiver viajado para uma área ativa de transmissão do vírus.
Sintomas
Por mais incrível que possa parecer, quatro a cada cinco pessoas infectadas com o vírus da Zika não apresentam sinal nenhum. Quando os sintomas ocorrem, eles geralmente começam de dois a sete dias depois da ocorrência da picada por um mosquito infectado. Sinais de doença causada pelo Zika vírus incluem, mais comumente, febre baixa, erupção cutânea e dores nos músculos e nas articulações.
Os sintomas ainda podem incluir, eventualmente, dores de cabeça e vermelhidão nos olhos. A maioria das pessoas se recupera plenamente, tendo todos esses sintomas resolvidos em aproximadamente uma semana.
Quando consultar um médico
É extremamente importante consultar um médico caso desconfie que você, um membro de sua família ou algum conhecido tenha sido infectado pelo vírus da Zika. Esteja especialmente atento caso tenha viajado recentemente para uma região de risco. Será preciso realizar exames de sangue para verificar a presença de Zika vírus ou doenças relacionadas, como dengue e chikungunya, que são disseminadas pelo mesmo tipo de mosquito.
Complicações. As infecções pelo vírus da Zika durante a gravidez têm sido ligadas ao aborto e a casos de microcefalia, uma condição cerebral congênita e potencialmente fatal. O Zika vírus também pode causar outros distúrbios neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré.