Protegendo seu animal de estimação
Os cães são animais bastante queridos, e se você possui um, sabe o quanto eles podem se tornar essenciais para sua família e seu lar. Você definitivamente não quer que pragas incomodem seu animal de estimação. Por isso é importante seguir alguns passos para prevenir que pragas que possam atacam seu pet.
Para prevenir pulgas e carrapatos, existem várias opções de tratamento com shampoos, pomadas e colares, mas muitas vezes estes produtos não são suficientes, especialmente se você vive em uma área arborizada onde as pulgas e carrapatos são muito comuns. Aqui estão algumas dicas de como se livrar destas pragas!
1-Livre-se de pulgas e carrapatos na parte interna e externa da casa
É importante manter o ambiente sempre limpo e organizado. Utilizar produtos que eliminem as pragas pode ser bastante eficaz em casos simples (mas é importante consultar um veterinário antes). Se já houver uma infestação mais grave, a solução mais fácil é deixar que um especialista lide com a situação. Ele pode ajudar a montar um plano que melhor se adapte às suas necessidades.
2-Livre-se de pulgas e carrapatos em seu cão
Primeiramente, é importante lembrar-se de sempre consultar seu veterinário antes de iniciar qualquer tratamento contra pulgas e carrapatos (ou outros parasitas externos) em seu cão. Normalmente, recomenda-se o uso de um pente de pulgas para confirmar a presença desse parasita. Para carrapatos, é comum que se note logo a picada, pois se trata de uma área endurecida e inchada que se forma no local da mordida. O tratamento, em geral, consiste na limpeza cuidadosa do ambiente em que o cão costuma ficar, além do uso de um aspirador de pó em todas as demais áreas da casa, e da remoção dos parasitas do corpo do animal. Para remover carrapatos, é preciso contar com luvas de borracha e pinça para puxá-los com um movimento constante.
É importante remover todos os carrapatos para evitar a infecção. Para limpar o local após a remoção, recomenda-se o uso de álcool, iodo ou água e sabão. Por fim, para se livrar de forma segura do carrapato, coloca-se o parasita em um recipiente com álcool que deverá ser depositado em um saco ou recipiente selado, ou então se descarta o carrapato pela descarga em um banheiro. Para proteção extra, jogue fora os pertences muito velhos do animal e higienize devidamente o restante.
3- Outros cuidados
Pulgas e carrapatos não são os únicos parasitas que podem afetar seus animais de estimação. Esteja sempre em dia com a limpeza e manutenção de seu lar, não descuide de caminhas, roupas e brinquedos de seu animal e, por mais que seu cão esteja livre de qualquer problema, não hesite em fazer uso eventual de produtos específicos para prevenção ou em agendar consultas com veterinários regularmente. O verão pode trazer muita diversão, mas também origina um aumento no número de incidentes relacionados às pragas. Preste atenção a estas precauções para ajudar a manter seu lar, sua família e seus pets livres de qualquer problema nos meses mais quentes.