Conheça os principais insetos causadores de doenças
Doenças transmitidas por insetos são uma das principais causas de doenças em crianças e adultos em todo o mundo. Mosquitos, piolhos, pulgas, percevejos e carrapatos são capazes de transmitir uma série de doenças causadas por agentes infecciosos.
O vírus chikungunya, febre amarela, dengue, doença de Lyme, peste, malária, doença do sono, leishmaniose, filariose entre outras são algumas das consequências de se conviver com estes insetos.
Mosquitos – As doenças são transmitidas principalmente em ambientes tropicais. Existem diferentes espécies de mosquitos (Anopheles, Aedes, Culex) e estes têm habitats, momentos em que eles são ativos e tipos de mordida completamente diferentes. As larvas que produzem os adultos se desenvolvem em áreas de água estagnada (recipientes, reservatórios, lagoas, lagos, etc.).
Elas transmitem certas doenças específicas de acordo com sua espécie específica, clima e habitat: a malária (Anopheles), o vírus chikungunya, dengue, febre amarela, encefalite japonesa ou a filariose linfática. Seu vôo pode ser mais ou menos ruidoso, sua mordida não é sempre dolorosa. Metade de todas as picadas de mosquito ocorrem através da roupa.
Moscas – Alguns tipos de moscas podem transmitir a doença do sono, tripanossomíase. Certos da flebotomíneos (flebotomíneos) transmitem a leishmaniose. As mordidas de moscas nem sempre são sentidas. Além do seu papel direto na transmissão de microrganismos, as moscas podem ser a causa de condições associadas ao desenvolvimento e à migração da sua larva abaixo da pele. A contaminação ocorre tanto pela queda dos ovos contaminados no chão, ou através de roupas em que as moscas tenham deixado os seus ovos durante a secagem. A prevenção se dá por não deitar ou sentar no chão e evitar a secagem de roupas ao ar livre. Recomenda-se também usar ferro de passar depois de serem lavadas, a fim de destruir, com o calor do ferro, qualquer larva presente.
Percevejos – No continente sul-americano, os triatomíneos ou percevejos, transmitem a doença de Chagas. Eles vivem nas paredes das casas que possuem umidade, e só são ativos à noite.
Carrapatos – Existem numerosas espécies de carrapatos, cada um tendo um habitat relativamente específico. Eles são transmissores de inúmeras doenças: doença de Lyme, febre recorrente, meningoencefalite transmitida por carrapatos, febre hemorrágica, babesiose, erliquiose, tularemia, etc. Uma vez que os carrapatos estejam sobre a pele, eles migram para as dobras como a virilha ou a axila, onde eles próprios se implantam. Eles não começam a se alimentar até que se passem 12 a 24 horas, por isso o risco de infecção é baixo se eles forem rapidamente removidos.