Como tratar picadas de mosquitos
Picadas de mosquito, por mais simples que pareçam ser, podem se tornar um problema bastante incômodo. Além disso, é importante estar atento ao tipo da ferroada e às consequências que elas possam trazer. Se estiver com alguns desses problemas causados pelos mosquitos, aqui vão algumas dicas:
1. Entendendo a picada
As picadas de mosquito se caracterizam pelo formato arredondado, inchaço e vermelhidão. O problema é que essas características podem variar um pouco de acordo com alguns fatores, principalmente no que se refere à reação do corpo de cada pessoa. Além disso, a picada do mosquito pode ser confundida com a de outros insetos.
É importante notar que, por mais semelhantes que sejam os ferimentos, mosquitos costumam picar todas as áreas do corpo, principalmente onde a pele costuma ficar mais exposta. Picadas de outros insetos, como pulgas e percevejos, se concentram em áreas inferiores do corpo. A picada dos percevejos de cama, por exemplo, apresentam até características diferentes, sendo mais lineares e planas.
No entanto, estamos tratando de picadas de mosquito. E algumas características podem ajudá-lo a entender seu incômodo: o inchaço e a coceira. As picadas do mosquito incham porque o corpo sofre uma leve reação alérgica à saliva do inseto e passa a liberar histaminas para combater o anticoagulante fornecido por ela. Como resultado, a área ao redor da picada começa a inflamar e inchar. Conforme os vasos sanguíneos próximos ao ferimento se dilatam, passam a irritar os nervos, o que causa, por fim, a incômoda coceira.
2. Como tratar
Essa é uma tarefa muito simples e pode trazer grande alívio a esse incômodo. Alguns passos simples:
1-Higienize o local afetado com água e sabão.
2-Coloque uma pedra de gelo sobre a picada por alguns minutos para diminuir o inchaço.
3-Evite ao máximo coçar o ferimento, a fim de diminuir o risco de infecção.
4-Se o inchaço estiver muito grave, considere tomar um anti-histamínico para aliviar.
5-Aplique remédios caseiros sobre a picada. Pasta de dente, mel e aloe vera são substâncias que desinfetam o local e ajudam com os inchaços, dores e coceiras.
3. Esteja atento às consequências
Antes de tudo, caso você não tenha certeza de que seu ferimento realmente foi causado por um mosquito, e, principalmente, se tiver sido exposto a outros animais que ofereçam algum risco para sua saúde, é importante não ingerir medicamentos ou aplicar substâncias sobre a área do corpo afetada e procurar um médico.
Caso se trate realmente de uma picada de mosquito, as dicas acima podem trazer grande alívio aos incômodos sintomas. No entanto, os prejuízos de uma picada de mosquito, por mais simples que elas pareçam ser, podem ser piores do que apenas inchaço e coceira. Pessoas alérgicas podem apresentar sinais mais graves e até precisarem de atendimento médico especializado para tratar corretamente o dano causado pelo mosquito.
E, mais que isso, alérgica ou não, a pessoa picada por um mosquito está submetida à possibilidade de contrair alguma das diversas doenças que eles são capazes de transmitir. É importante evitar ao máximo que essas picadas cheguem a acontecer, mais se isso acontecer, você deve se manter atento caso observe sintomas suspeitos após a picada de um mosquito.