Como os cupins se comunicam?
Sabemos como os cupins podem causar danos ao ambiente em que se instalam e os prejuízos materiais que uma invasão desses insetos representa para nós.
No entanto, você alguma vez já parou para pensar em como esses animais se comunicam? Pode ser muito interessante perceber que animais tão pequenos possam ter um sistema comunicacional tão eficiente. Aqui estão alguns exemplos de momentos na vida dos cupins em que a comunicação entre eles e fundamental!
1-Através do odor
Os cupins se comunicam entre si através de um tipo de mensagem química. Dentro da colônia, esses insetos se dividem em grupos familiares, chamados de castas, e cada grupo emite um feromônio específico. O reconhecimento destes diferentes aromas dos feromônios desempenha um papel vital na sobrevivência e no crescimento da colônia.
2-Marcando o local
Cupins se alimentam de madeira ou de qualquer coisa semelhante a esse material, incluindo papelão, livros e papéis em geral. Cupins operários procuram aleatoriamente e de forma contínua por alimentos disponíveis. Uma vez que localizam uma fonte de alimento, suas glândulas secretam feromônio para marcar o local. Eles continuam a deixar este aroma ao longo de seu caminho conforme retornam para a colônia. Isso forma uma trilha para os cupins, que depois levam seus companheiros de ninho para a fonte de alimento e de volta para a colônia.
3-Compartilhando alimentos e notícias
Os cupins operários recolhem os alimentos e os distribuem para todas as castas da colônia. A partilha é realizada pela regurgitação da comida a partir do estômago. Depois disso, o alimento é transmitido boca a boca, ou através da dispersão de fluidos a partir do ânus até a boca. Esta partilha de alimentos também entrega mensagens químicas geradas pela rainha para todos os membros da colônia.
4-Quando a rainha toma decisões
Já que cada casta na colônia dos cupins tem seu odor feromônio distintivo, a rainha pode detectar uma perda de feromônio relacionado a um grupo específico. Por exemplo, se um grupo de formigas invade a colônia e mata um grande número de operários, diminuindo, assim, a quantidade de aroma deste grupo, a rainha irá produzir um número extra de operários para repor o fornecimento.
5-Soando o alarme
Os feromônios são importantes de muitas formas para os cupins, mas nenhuma função é mais importante do que a proteção da colônia contra predadores. Se algum inseto ou outro inimigo natural dos cupins tentar invadir a colônia, os cupins mais próximos ao perigo começarão imediatamente a bater a cabeça contra as “paredes” de seu ninho, criando uma vibração. Essa vibração é acompanhada pela liberação de um feromônio de alarme, que serve para avisar os outros cupins da ameaça. Os operários, então, irão correr até os intrusos para defender a colônia. Apesar de tão pequenos, esses insetos têm muita organização e sincronia!